slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Esquerda vence com Tabaré Vazquéz no Uruguai

Andres Stapff/Reuters
Tabaré Vázquez vence com 52,8% dos votos


Tabaré Vázquez venceu no domingo, dia 30, as eleições presidenciais do Uruguai, dando ao governo de esquerda do país um terceiro mandato consecutivo.

A apuração oficial mostrou, na madrugada de ontem, que o candidato governista da Frente Ampla ganhou com folga: foram 52,8% dos votos contra 40,5% de seu adversário de centro-direta, Luis Lacalle Pou.

Após a divulgação do resultado, Lacalle Pou reconheceu a vitória do ex-presidente Tabaré Vázquez no segundo turno eleitoral no Uruguai.

“Há poucos minutos liguei para o dr. Tabaré Vázquez para felicitá-lo por ter triunfado legitimamente nestas eleições”, declarou Lacalle Pou em seu comitê de campanha.

Vázquez venceu o segundo turno das eleições presidenciais de domingo com 1,2 milhão de votos, quase 300 mil a mais do que Lacalle Pou, do Partido Nacional, ou “Blanco”, que teve 939 mil votos.

O resultado se aproximou do que tinha sido apontado pelos principais institutos de pesquisas do país, que previram a vitória da frente governista de esquerda por uma ampla margem no segundo turno.

Segundo os números oficiais da Corte Eleitoral divulgados ontem, após a conclusão da apuração em todos os 6.948 colégios eleitorais do país, 2,3 milhões uruguaios participaram do processo, de um total de 2,6 milhões aptos a votar.

Continuidade

Respeitado por ter conseguido impulsionar a economia e reduzir a pobreza em seu primeiro governo (2005 e 2010), Vázquez tomará posse em 1.º de março para suceder seu aliado José Mujica, um ex-guerrilheiro, de 79 anos.

Mesmo sendo mais moderado do que Mujica, Vázquez é considerado uma garantia da continuidade de várias iniciativas aprovadas pelo atual presidente, apesar de ter se oposto no passado a leis como a do aborto e de se preocupar com o impacto na segurança da legalização do cultivo e venda de maconha.

“Vamos levar em frente este país com mais liberdade, humanidade e justiça social”, disse o oncologista, de 74 anos.

Milhares de uruguaios foram às ruas de Montevidéu para festejar com bandeiras nas cores da Frente Ampla -vermelho, azul e branco- após a vitória de Vázquez.


Fonte: Portal Gazeta do Povo

Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Poste um comentário:

0 comments: