slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Sementes Crioulas: Prefeitura de Canguçu desenvolve programa inédito de apoio à Agricultura Familiar

Iniciativa garante distribuição de sementes crioulas e varietais com subsídio de 50% aos agricultores. O pagamento ocorre apenas no ano seguinte

Lançado no começo de 2014, o Programa Municipal de Sementes de Milho Crioulo e Varietal é uma das políticas públicas municipais voltadas a todos os agricultores familiares, com prioridade para as comunidades quilombolas, assentados da Reforma Agrária, agricultores familiares participantes do programa RS Mais Igual e das chamadas públicas de ATER Sustentabilidade. A iniciativa inédita da Prefeitura de Canguçu é executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que adquire sementes crioulas através de licitação e distribui aos agricultores familiares pelo sistema conhecido como troca-troca.

Apenas em 2014 foram adquiridas 30 toneladas de sementes. A iniciativa visa a diversificação nas propriedades rurais, conforme explica o secretário Cleider Menegoni:

– Disponibilizamos sementes adaptadas às condições de clima e solo da região, possibilitando que os próprios agricultores multipliquem essas variedades a partir das próximas safras – indica o titular.

Além de garantir sementes a custos mais acessíveis, o programa também contribui para diminuir a dependência dos agricultores em relação às empresas produtoras de sementes. Por outro lado, a ampliação das áreas cultivadas com milho crioulo garante o aumento da biodiversidade e desempenha importante papel na segurança alimentar da população.

– O plantio dessas variedades remete o agricultor novamente às suas raízes. A semente não representa somente o grão, mas também toda a cultura perdida desde a implantação da 'Revolução Verde'. Junto com as sementes resgata-se o valor as coisas simples como solidariedade, esperança e trabalho – avalia.

O secretário destaca que não existe retrocesso na lavoura, e sim a independência da agricultura familiar, buscando intercâmbio entre as facilidades de trabalho da modernidade e a sustentabilidade e autossuficiência alimentar que foram ao longo dos anos as marcas do agricultor familiar.

A aquisição das sementes de milho crioulo ou varietal ocorre de forma individual ou por meio de associações e grupos de agricultores. A Secretaria de Desenvolvimento Rural distribui até 60 quilos por família. Cada quilo de semente é adquirido pela prefeitura por R$ 4. As variedades são repassadas aos agricultores pela metade do preço. Além do subsídio de 50% do valor total, os beneficiados que aderirem ao programa em 2014 só pagarão as sementes em abril do próximo ano.


Texto/Foto: Xiru Gonçalves – Prefeitura de Canguçu
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Canguçu
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Poste um comentário:

0 comments: