slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Direito ao uso da maconha

A Justiça Federal de Minas Gerais autorizou, pela primeira vez no Brasil, a importação de Sativex, um medicamento feito à base de tetraidrocanabinol (THC), princípio ativo da maconha. A liminar beneficia uma universitária, 35 de idade, de Belo Horizonte, que sofre de dores crônicas e espasmos musculares.

Na quarta-feira (27), a Anvisa foi notificada da decisão e informou que, "agora, a interessada J.P.N. precisa apenas informar como o medicamento entrará no País para que possa importar o produto".

Mãe de duas filhas, a estudante é vítima de uma síndrome neurológica diagnosticada em 1997 e que, desde então, causou uma série de problemas de saúde, incluindo "dor neuropática crônica intratável, desencadeando sudorese, taquicardia, tremores e náusea", segundo laudo médico incluído na ação judicial.

Ela foi submetida a duas cirurgias e chegou a usar uma bomba de morfina dentro do organismo, mas nenhum tratamento surtiu efeito.

Em um vídeo divulgado no Youtube, a universitária conta que, após quase uma década sentido dores "o tempo todo" e depois de tentar diversas formas de tratamento, começou a fazer pesquisas por conta própria. "Imagina uma dor crônica, aguda, intratável, durante nove anos consecutivos sem um dia de paz sem sentir dor", desabafa. "Vou fuçando até achar alguma coisa que vai resolver. E foi assim que li sobre a maconha para dor neurológica" - acrescenta.

Segundo o advogado Emílio Figueiredo, subscritor da petição inicial, a universitária experimentou a planta ´in natura´ e confirmou que a maconha alivia as dores e os espasmos musculares que sente há quase uma década.


Fonte: Espaço Vital - Notícias Jurídicas
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: