slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Novo Ministro do STF

Luís Roberto Barroso

Perfil

Nasci em Vassouras, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Vivi quase toda minha vida no Rio de Janeiro. Passei alguns períodos morando nos Estados Unidos, em Saginaw (Michigan), New Haven (Connecticut), Cambridge (Massachusetts) e Washington, D.C.

Meu pai é membro aposentado do Ministério Público do Rio de Janeiro. Minha mãe, já falecida, foi advogada. Uma das poucas mulheres que se formaram na Faculdade Nacional de Direito, na década de 1950. Minha mãe era judia e meu pai católico. Sinto-me bem nos dois ambientes.

Sou casado e tenho um casal de filhos, ainda jovens. Vivo, atualmente, entre o Rio de Janeiro, Brasília e Itaipava (Petrópolis).

Atuação e titulação na área jurídica

Atuação docente. Sou Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Na graduação, ensino o curso básico de Direito Constitucional, em quatro períodos. No mestrado-doutorado, ensino a disciplina Interpretação Constitucional. Sou, também, Professor Visitante da Universidade de Brasília – UnB, onde leciono no mestrado-doutorado a disciplina Direito Constitucional Contemporâneo.

Atuação no exterior. Tenho sido Professor Visitante, na condição de conferencista, em Universidades como a de Wroclaw, na Polônia (2009), e de Poitiers, na França (2010). Em 2011, passei o primeiro semestre como Pesquisador Visitante (Visiting Scholar) na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. Em anos anteriores, passei o mês de julho fazendo pesquisas e escrevendo em diversas universidades, incluindo a Sorbonne, a Academia de Direito Internacional da Haia, bem como as Universidades de Miami, San Francisco, Georgetown, George Washington e a Harvard Kennedy School.

Titulação acadêmica. Sou Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ desde 1982. Sou mestre pela Yale Law School, onde estudei em 1988-1989. Sou também doutor e livre-docente pela UERJ (1990). Meu concurso para Professor Titular foi realizado em 1995.





 

Fonte e para mais informações, acesse: http://www.luisrobertobarroso.com.br/
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: