slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Número de traficantes presos em Canguçu em 2013 já é superior ao ano passado

Por: Marina Barros - marinabarros@diariopopular.com.br

O número de prisões de traficantes em Canguçu em 2013 já é superior ao das realizadas ao longo de todo o ano de 2012. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, foram presos seis traficantes no município no ano passado. Dados da Polícia Civil apontam que ao menos dez prisões por tráfico de drogas já foram feitas até abril deste ano. Os números são reflexo da operação que ocorre desde fevereiro, que busca desarticular o tráfico na cidade.

De acordo com o chefe das investigações Leonardo Garcia, a polícia passou a perceber no fim do ano passado que o repasse de drogas estava acontecendo de maneira bastante visível e foi necessário que as autoridades se dispusessem a combater o problema. "Já vínhamos há algum tempo acompanhando a questão do tráfico em Canguçu e iniciamos as investigações ainda no fim do ano passado para obter bons resultados em 2013", afirma.

Garcia acredita que o relevante aumento nas prisões se dá principalmente pela mudança na forma de ação dos policiais, sugerida pela delegada responsável pelo município, Paula Vieira. "A delegada determinou que deviam ser feitos mais trabalhos na rua, mais monitoramento, a grande maioria das prisões foi em flagrantes". Para o policial, a comunidade teve importante papel nas operações. "A população está confiando mais no nosso trabalho e tem trazido informações muito úteis para as nossas investigações."

A polícia comprovou que quase todos os traficantes presos estavam interligados. A investigação ainda busca obter um conhecimento mais amplo sobre o fluxo da droga no sul do Estado e lida com a possibilidade de os criminosos fazerem parte de uma mesma organização. No processo, conforme cada prisão fosse acontecendo, novas informações iam surgindo através dos depoimentos dos presos e, assim, novos traficantes eram descobertos. "No processo convencional, busca-se conhecer todos os elementos articulados à circulação da droga, desta vez resolvemos fazer diferente. Fomos pegando um a um.", salientou.

Fluxo da droga

A investigação apontou que a grande maioria dos traficantes de Canguçu tinha fornecedores em Pelotas. Apenas um deles, considerado um pouco mais estruturado que os outros, buscava drogas no Paraguai e levava para o município. De acordo com Leonardo, existe grande cooperação por parte das polícias dos municípios da região. "Gostaríamos de planejar um possível combate a esses fornecedores, mas o tráfico é bastante articulado, eles recebem informações, trocam de lugar e tornam o trabalho bastante difícil." Além disso, foi constatado que os fornecedores muitas vezes eram os mesmos. Os depoimentos dos sete traficantes apontaram três fornecedores em Pelotas.

O combate ao tráfico segue sendo uma prioridade em Canguçu. O chefe das investigações afirma que novas averiguações já estão em andamento.

Mais segurança

A população canguçuense demonstra preocupação com os problemas de tráfico constatados, mas está otimista quanto ao trabalho da polícia. Guilherme Vilela, sócio-proprietário de uma empresa de nutrição esportiva, vê com preocupação o atual momento do município. "Nossa cidade sempre foi muito calma, porém, nos últimos tempos, houve um grande número de roubo de carros, o que tem nos preocupado bastante." Por outro lado, o empresário celebra a ofensiva policial contra o tráfico. "Sempre soubemos que havia o tráfico na cidade, mas agora parece que a polícia está mais disposta a combatê-lo. Um bom trabalho assim como eles vêm realizando é o que se espera da polícia."

Próximos passos

O combate ao tráfico segue de forma bastante rígida em Canguçu. Leonardo acredita que o segredo para o sucesso das operações é agir na hora certa. "Devemos ter consciência de que para desarticular um traficante é necessário que um tempo seja dado a ele; se ele for muito recente no negócio provavelmente será solto no outro dia."

Matéria de 25 de Abril de 2013
Fonte: Diário Popular
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: