slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Primeira mulher a presidir o TSE, Cármen Lúcia toma posse em cerimônia com Dilma

Dilma participou de cerimônia de posse de Cármen (presidente) e Marco Aurélio (vice) no TSE
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República

Primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse no cargo a na noite desta quarta-feira, no plenário da Corte, em Brasília. A cerimônia contou com a presenta da presidente Dilma Rousseff.

A mineira de Montes Claros assumiu a Presidência do Tribunal no lugar do ministro Ricardo Lewandowski e conduzirá os trabalhos da Corte até novembro de 2013. Após a execução do Hino Nacional, Lewandowski empossou oficialmente Cármen. Em seguida, a ministra, que é a atual vice-presidente da Corte, passou o cargo para o ministro Marco Aurélio.

Primeira mulher no TSE

Cármen é a primeira mulher a presidir o TSE em 67 anos de história da Corte. Eleita pelo Plenário do TSE durante a sessão administrativa de terça-feira, ela agradeceu a confiança dos colegas e se comprometeu a cumprir o cargo com "honestidade e absoluta dedicação".

A ministra lembrou que, há 80 anos, o Brasil passou a permitir o voto feminino, quando, no dia 24 de fevereiro de 1932, pela primeira vez, a mulher teve direito ao voto.

— Nós tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes e tivemos, em 1934, quando a mulher votou pela primeira vez, 1,5 milhão de votos. Oitenta anos depois, somos quase 52% dos eleitores brasileiros, a despeito de os cargos de representação serem muito poucos exercidos por mulheres — destacou.

Biografia

Nascida no dia 19 de abril em Montes Claros, Minas Gerais, Cármen Lúcia Antunes Rocha é a terceira filha entre seis irmãos. Desde cedo, dedicou-se à carreira jurídica.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), é mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e ainda doutora em Direito de Estado pela Universidade de São Paulo.

Atuou como advogada, foi procuradora do Estado e professora da PUC de Minas Gerais por mais de 20 anos, onde também coordenou o Núcleo de Direito Constitucional.

No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em junho de 2006, ela foi empossada ministra do Supremo Tribunal Federal, sendo a segunda mulher a alcançar tal posto, assumindo a vaga deixada pelo ministro Nelson Jobim.

Um ano depois, ela assumiu o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, tendo ainda, em 2008, sido diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE. Já em novembro de 2009, tomou posse como ministra titular do TSE no posto do ministro Joaquim Barbosa.

Desde abril de 2010, a ministra Cármen Lúcia acumula a Vice-Presidência do Tribunal Superior Eleitoral, cargo que somado à sua experiência e trajetória a credenciou para que assuma a Presidência da Corte.

Fonte: ClicRBS
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: