slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Kadafi é enterrado de madrugada, com filho e ex-ministro, em local secreto no deserto líbio



Muamar Kadafi, seu filho Mutassim e um ex-ministro foram enterrados na madrugada desta terça-feira em um local secreto no deserto líbio, com a presença de poucos parentes e autoridades. Os sepultamentos só foram realizados depois que autoridades do governo provisório da Líbia encerraram disputas sobre o destino dos corpos, já em estado de decomposição depois de dias de exibição.

Em uma mensagem à qual jornalistas tiveram acesso, o porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT) em Misurata, Ibrahim Beitalmal, disse que o enterro aconteceu à 5h da manhã (horário local) e foram lidas orações muçulmanas. Kadafi, Mutassim e o ex-ministro da Defesa, Abu Bakr Younis, foram mortos na última quinta-feira, em Sirta. Os corpos dos três ficaram expostos em Misurata, um dos bastiões da oposição durante os oito meses de guerra civil que terminaram com os 42 anos do regime do ditador.

Há dias, uma autoridade do CNT disse que apenas quatro pessoas assistiriam ao enterro. Todas jurariam sobre o Alcorão que nunca revelariam o local do sepultamento. Beitalmal afirmou que o local do enterro será mantido em sigilo, para evitar ações de vandalismo.

O governo interino também queira evitar que kadafistas transformassem o local em santuário. Mas, de acordo com o CNT, organizações internacionais que peçam autorização para ver o local do sepultamento terão acesso liberado.

Após quatro dias de exposição pública em um frigorífico de um shopping em Misurata, os cadáveres de Kadafi, Mutassim e do ministro foram transferidos para o local secreto. De acordo com autoridades, o funeral seria simples e contaria com a presença de clérigos islâmicos.

Um testamento escrito por Kadafi e divulgado no domingo pedia que ele fosse enterrado em sua cidade natal, Sirta, ao lado de seus familiares. Mas o CNT disse que não houve acordo para que o corpo fosse entregue a líderes tribais.

Fonte: Site do Jornal O Globo
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: