slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Moacyr Scliar – Tempos de Julinho

Segue um depoimento do grande escritor Moacyr Scliar, no texto ele relembra o tempo em que estudou no Colégio Julinho. Boa leitura.

Moacyr Scliar em sua biblioteca

Entrei no Júlio de Castilhos quando o colégio ainda funcionava na Av.João Pessoa, onde hoje está a Faculdade de Economia da Ufrgs. Para mim aquilo era uma aventura: o Júlio tinha fama de libertário, de democrático e era disso que eu sentia necessidade, de um estabelecimento de ensino que fosse também um espaço para o exercício da liberdade, da criatividade. E não me decepcionei. Tive grandes professores, grandes colegas – vários deles líderes profissionais, empresariais, políticos. No Julinho desenvolvi-me como estudante, desenvolvi-me como cidadão, como ser humano e como escritor. Tínhamos um grupo de “aprendizes de escritor” e nos reuníamos todos os sábados à tarde para discutir nossos trabalhos. Do Grêmio Estudantil Julio de Castilhos, à época presidido pelo grande jornalista Flavio Tavares, recebi um dos meus primeiros prêmios literários: o livro “Caminhos Cruzados”, de Érico Veríssimo. No Julinho fiz minha estréia como militante estudantil: pela primeira vez em minha vida discursei numa assembléia de estudantes. Minhas pernas tremiam, mas consegui chegar ao final.

Grande parte do que sou devo ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. O Julinho vive em meu coração.

Fonte: Blog do amigo e companheiro político Israel Moura.


Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: