slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

[Artigo] Reflexões de Fidel



Assombra-me a ignorância generalizada em torno de problemas vitais para a existência da humanidade, em uma época em que esta conta com fabulosos meios de comunicação que eram inimagináveis há 100 anos, alguns deles tão recentes como a Internet.

Há apenas três semanas foi publicada a notícia sobre a próxima distribuição de um livro espetacular de Bob Woodward, jornalista de The Washington Post, cujos artigos compartilhados com Carl Bernstein, há 38 anos, deram cabo do governo de Nixon por atos de espionagem contra o Partido Democrata no mês de junho de 1972, que originaram o escândalo de Watergate, por violações de leis que a sociedade norte-americana não podia dar-se o luxo de ignorar.

Comuniquei-me com o nosso "embaixador em Washington" como qualifico Jorge Bolaños, chefe do Escritório de Interesses de Cuba na capital dos Estados Unidos, e lhe roguei que enviasse pelo menos dois exemplares do anunciado livro quando aparecesse nas livrarias. Bolaños me enviou quatro exemplares.

O texto, claro, está em inglês; passará - como é usual - Âámuito tempo até que mais de 500 milhões de pessoas no mundo capazes de falar ou perceber o espanhol, incluindo os imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos, possam lê-lo nessa língua.

Comuniquei-me com uma de nossas melhores tradutoras de inglês, rogando-lhe que fizesse um esforço especial para sintetizar o conteúdo do livro.Âá O volumoso exemplar nessa língua, intitulado "As guerras de Obama" tem 33 capítulos e 420 páginas.

Devo assinalar que em apenas três dias me entregou uma síntese dos 33 capítulos, em 99 páginas com letra corpo 18.

Cumprirei com o dever de transmitir o conteúdo desse livro, utilizando textualmente as palavras diáfanas e precisas que me enviou a especialista de nosso serviço de tradução tal, empregarei o espaço das Reflexões durante vários dias.

Não seria possível compreender nada da atual política dos Estados Unidos se é ignorado o conteúdo desse livro de Woodward, que possui mais de um Prêmio Pulitzer; evidentemente, ele não tem a mais mínima intenção de liquidar o império.

Nosso país será o primeiro do mundo em conhecer de forma articulada o conteúdo essencial deste livro. Como é conhecido, em Cuba todos os cidadãos têm altos níveis de escolaridade e é o país com maior índice de jovens matriculados nas universidades.

A nossa principal força não está nas armas; está nas idéias.



Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: