slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Com 'Passione', a cultura italiana volta às telinhas

A cultura italiana volta a fazer parte do horário nobre da Globo a partir da próxima segunda. Só que, dessa vez, sem os típicos figurinos e histórias de época que caracterizaram produções como Terra Nostra e Esperança. E sem os tradicionais núcleos centrados em descendentes de italianos que vivem no Brasil. Em Passione, nova novela das oito da emissora, a bucólica região da Toscana, no Norte da Itália, divide espaço com a frenética cidade de São Paulo em uma trama contemporânea que mistura drama, comédia e suspense. "A novela não tem uma temática específica nem um protagonista. Os rumos da história vão mudando conforme segredos são revelados", explicou o autor Silvio de Abreu, que, para contar as paixões que movem a trama, dispõe de um elenco de peso, com Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Mariana Ximenes, Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann.

Com um investimento aproximado de R$ 94 milhões - 450 mil por cada um dos 209 capítulos -, a novela estreia com a missão de levantar a audiência na faixa das 21 h da Globo, que esteve na média dos 35 pontos ao longo dos oito meses em que Viver a Vida esteve no ar. O eixo da história gira em torno da rica família Gouveia, encabeçada pelo casal Eugênio e Bete, interpretados por Mauro Mendonça e Fernanda Montenegro. Após 55 anos de casamento e três filhos criados, Bete descobre, no leito de morte do marido, que ele escondeu um segredo durante todo esse tempo: o primeiro filho dela, que supostamente nasceu morto, está vivo. O bebê, fruto de um relacionamento que ela teve antes de se casar, foi dado por Mauro a um casal de empregados italianos que trabalhava em sua casa. Quando descobre que o filho está vivo e morando na Itália, a determinada matriarca dá início a uma busca com o objetivo de se aproximar dele. "Ela é uma heroína do século XXI. Estou muito confortável e preparada para o papel, por mais que seja diferente de tudo que já fiz na TV", avaliou Fernanda Montenegro.

Na Toscana, o simpático Totó, personagem de Tony Ramos, leva uma vida tranquila no campo ao lado dos quatro filhos e da irmã Gemma, de Aracy Balabanian. Sem desconfiar que é o filho perdido de Bete, ele sofre uma mudança brusca ao se apaixonar perdidamente por Clara, papel de Mariana Ximenes, uma enfermeira ambiciosa que trabalhava para a família Gouveia. "A grande passione da história é da parte do Totó. A polêmica não será a diferença de idade, e sim a ingenuidade dele em levar um golpe e não se dar conta", analisou Tony, que passou dois meses na Itália aprendendo os afazeres do campo e gravando cenas da novela.

Durante um mês, uma equipe de mais de 40 pessoas viajou para a Itália, onde as gravações foram realizadas em 50 locações na região da Toscana e em Roma. A diretora de núcleo Denise Saraceni e o autor Silvio de Abreu visitaram o país três vezes para estudar as paisagens em todas as estações do ano. As demais externas do núcleo italiano são feitas em uma área de 1.480 m² no Projac, que reproduz características típicas da Toscana. "Vamos tentar manter essa Itália em movimento. A passagem pela Toscana não é uma viagem típica de começo de novela", afirmou Denise. Já para o núcleo de São Paulo, foi construída uma versão reduzida do bairro do Tatuapé, com quase três mil m². "Depois de muita pesquisa acredito que conseguimos trazer detalhes desse bairro com tantas histórias e particularidades para essa montagem", observou o cenógrafo Fernando Schmidt.

E é com as belas paisagens italianas como pano de fundo que os vilões da história põem em prática um plano em busca da fortuna da família Gouveia. Ao descobrir que Mauro deixou metade de seus bens ao filho de Bete, Clara e Fred, vivido por Reynaldo Gianecchini, viajam à procura do herdeiro, com quem a enfermeira acaba se envolvendo. "É uma personagem imoral e vulgar que me permite explorar várias nuances", avaliou a atriz, que, na trama, vive uma relação sensual com o também ganancioso Fred. "Representar um vilão é bom porque temos licença para fazer várias coisas que não faríamos normalmente", disse Gianecchini.

Mudança de rumo

Com duração prevista de 209 capítulos, Passione será dividida em duas fases. Enquanto na primeira os personagens e seus dramas são apresentados, na segunda a novela ganha contornos policiais. Isso porque, por volta do capítulo 100, um dos personagens é assassinado, deixando a narrativa mais parecida com um thriller do que com um melodrama. "A novela vai dar uma grande virada e a morte envolve todos os personagens", despistou Silvio de Abreu.

Mas, enquanto o crime não é cometido, o drama e a comédia se misturam como uma das principais características da novela. A aposta cômico está centrada no núcleo do Rei do Lixo, personagem de Francisco Cuoco, que enriqueceu com a reciclagem de detritos. Casado com Clô, de Irene Ravache, ele é pai da mimada Jéssica, de Gabriela Duarte. Após engravidar do mulherengo italiano Berilo, de Bruno Gagliasso, ela se casa às pressas com ele, que esconde que tem mulher e filhos na Itália. "Dou muita risada nas gravações. O núcleo é leve e meu personagem é muito divertido", derreteu-se Gagliasso.

Quem é quem em Passione

Família Gouveia
Bete (Fernanda Montenegro) - Matriarca firme, elegante e de bom caráter que assume a empresa da família após a morte do marido. É mãe de Saulo (Werner Schunemman), Gerson (Marcello Antony) e Melina (Mayana Moura).
Eugênio (Mauro Mendonça) - Marido de Bete, é o presidente da Metalúrgica Gouveia. Pouco antes de morrer, revela à esposa que o filho que ela sempre considerou morto está vivo.
Saulo (Werner Schunemman) - Filho mais velho de Bete e Saulo. Invejoso e mau-caráter, ele sonha em se tornar presidente da Metalúrgica. É casado com Stela (Maitê Proença), com quem tem três filhos.
Stela (Maitê Proença) - Mulher de Saulo. É infeliz no casamento e trai o marido com homens mais jovens.
Danilo (Cauã Reymond) - Jovem ciclista, filho de Saulo e Estela. Não respeita o pai e admira o tio Gerson (Marcello Antony).
Lorena (Tammy Di Calafiori) - Única filha de Saulo e Estela. É bonita, feliz e sempre na moda.
Sinval (Kayky Brito) - Filho caçula de Saulo e Estela. Faz parte do time de ciclistas da Metalúrgica Gouveia. Disputa a atenção da família com o irmão mais velho.
Gerson (Marcello Antony) - Segundo filho de Bete. Esportista famoso, é campeão de corridas de Stock Car e trabalha na Metalúrgica. Não tem filhos e nunca gostou de responsabilidades.
Melina (Mayana Moura) - Mulher bonita, fashion e decidida. É a filha caçula de Bete e trabalha como estilista da metalúrgica. Sempre foi apaixonada por Mauro (Rodrigo Lombardi), filho do motorista da família, que a vê como uma irmã.
Brígida (Cleyde Yáconis) - Sogra de Bete, implica com a nora o tempo todo.
Antero (Leonardo Villar) - Marido de Brígida. Vindo de uma imponente família paulistana, vive como se estivesse nos anos 40.
Mauro (Rodrigo Lombardi) - Rapaz bonito e educado, filho do motorista da família Gouveia. Foi criado por eles como um filho e se tornou o braço direito de Mauro na empresa. É apaixonado por Diana (Carolina Dieckmann), mas abre mão dela para Gerson.
Diógenes (Elias Gleizer) - Pai de Mauro. Trabalha como motorista dos Gouveia há anos e é querido pela família.
Diana (Carolina Dieckmann) - Estudante de pós-graduação em Comunicação que se envolve com Mauro e Gerson.
Clara (Mariana Ximenes) - Enfermeira de Eugênio. Aparenta ser uma boa moça, mas é mentirosa e sem escrúpulos. É a única a escutar a revelação que Eugênio faz a Bete antes de morrer. Ao lado de Fred (Reynaldo Gianecchini) arma um plano para pegar a fortuna dos Gouveia.

Família Mattoli
Antônio ou Totó (Tony Ramos) - Italiano simples e extrovertido que mora em Toscana. Não sabe que é filho de brasileiros. Tem quatro filhos e um neto. Apaixona-se perdidamente pela vigarista Clara, que planeja roubar sua fortuna.
Gemma (Aracy Balabanian) - Irmã de Totó, cuida dele e da família com dedicação integral. Nunca contou a Totó a história sobre a verdadeira origem dele.
Adamo (Germano Pereira) - Primogênito de Totó. Companheiro de trabalho e melhor amigo do pai.
Agostina (Leandra Leal) - Única filha de Totó. É casada com Berillo (Bruno Gagliasso), que mora no Brasil, com quem tem um filho.
Agnello (Daniel de Oliveira) - Jovem bonito que sonha em se aventurar pelo mundo e acaba se metendo em encrencas. É o segundo filho de Totó.
Alfredo (Miguel Roncato) - Caçula de Totó. Se sente culpado pela morte da mãe, que morreu no seu parto.
Mimi (Marcelo Médici) - Carteiro da cidade. Apaixonado por Agostina, ele não entrega as correspondências entre ela e o marido, que está no Brasil.

Família do Rei do Lixo
Olavo (Francisco Cuoco) - Com jeito de galã, ficou rico ao criar um império de lixo reciclável. Ganhou o apelido de Rei do Lixo. É casado com Clô (Irene Ravache), por quem é muito apaixonado.
Clô (Irene Ravache) - Típica emergente que sonha em ser como as socialites que vê nas revistas. Divertida e falante, usa roupas pouco discretas. Detesta o apelido de Rainha do Lixo.
Jéssica (Gabriela Duarte) - Filha única de Olavo e enteada de Clô. Se casa com Berillo após engravidar dele. Vive dizendo que vai morar na Itália, para pânico de Berillo.
Berillo (Bruno Gagliasso) - Italiano que viaja ao Brasil em busca de uma vida melhor e vira bígamo. É casado com Agostina na Itália e com Jéssica no Brasil. Não se dá bem com nenhum dos sogros.

Família Lobato
Maria Candelária ou Candê (Vera Holtz) - Mulher batalhadora e despachada que trabalha na CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) como vendedora de verduras e legumes. É viúva e mãe de três filhos.
Felícia (Larissa Maciel) - Filha mais velha de Candê. Não stem objetivo nem ambições na vida.
Fred (Reynaldo Gianecchini) - Filho de Candê. É cínico, calculista e sonha em sair da miséria. Usa seu charme e beleza para conseguir o que quer. Ao lado de Clara, arma muitas maldades.
Fátima (Bianca Bin) - Jovem bonita, sonhadora e rebelde. Acompanha as competições de ciclismo e se apaixona por Danilo. É a filha mais nova de Candê.

Passione - Estreia dia 17 de maio, às 21h, na Globo.

do Portal Terra
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: