slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Para ter mais opções, Silas quer "abrir leque" de jogadores do Grêmio

O Grêmio tem um grupo satisfatório de jogadores. Com 10 contratações no ano, a direção entregou a Silas boas opções e substitutos de qualidade. Porém, para ampliar suas possibilidades dentro de campo, o treinador gremista pretende tornar alguns atletas polivalentes, seja em característica ou em posição. Chamando este trabalho de "abrir o leque" dos atletas, o comandante espera poder alternar formações e estilos sem trocar as peças em campo.

"Estamos trabalhando isso com muitos jogadores. O Neuton, por exemplo. Faz 4 meses que trabalho ele como lateral-esquerdo e volante, apesar de ser zagueiro. O Fernando também. É volante, mas está treinando como meia há mais de 1 mês", explicou o treinador. "Estamos abrindo o leque deles para que possam ficar à disposição em vários setores. Falei para o Neuton que o quarto zagueiro será sempre só zagueiro, mas volante e lateral são outras posições que podem ser trabalhadas", completou.

Talvez o exemplo mais claro do trabalho de polivalência proposto por Silas seja Maylson. Volante desde as categorias de base, o atleta iniciou o ano brigando por uma vaga até na ala direita e acabou se firmando como meia.

Na hora de escolher os relacionados para o banco de reservas, Silas também leva em conta as várias funções que pode usar um determinado jogador. Neste aspecto, Bruno Collaço perde para Joílson, já que o ex-botafoguense, além de lateral-direito, pode ser volante e lateral-esquerdo, enquanto Bruno tem somente uma função.

Não são poucos os jogadores que podem ser escalados em posições diferentes no elenco gremista. Tanto no time titular, quanto no reserva, e até jogadores que estão de fora, seja por lesão ou por opção, podem ser utilizados em locais diferentes dentro de campo.

Além da polivalência de posições, o treinador também trabalha a mesma situação em relação a características. Também chamando de "abrir o leque", Silas referiu um trabalho específico para que Borges amplie sua velocidade e retome uma característica do início de sua carreira. "O Borges fazia um tipo de trabalho físico no São Paulo e acrescentamos outro aqui, também para abrir o leque dele. Além da jogada de giro, ele está fazendo treino de velocidade. Contra o Inter de Santa Maria, no Olímpico, ele saiu atrás do marcador e chegou na frente. Esta característica ele tinha no tempo de Paraná e estamos tentando acrescentar", explicou o treinador.

Assim, o Grêmio passa a poder alterar sua formação tática, muitas vezes, sem trocar atletas que estejam em campo. Sair, por exemplo, de um 3-5-2 para um 4-4-2 ou 4-3-3 somente com orientações vindas do comando técnico.

O polivalente grupo de jogadores do Grêmio volta a campo nesta quinta-feira, às 21h30, contra o Fluminense, no Maracanã. O jogo marca o primeiro embate das quartas de final da Copa do Brasil para ambos. Quem passar terá pela frente Atlético-MG ou Santos. Mineiros e paulistas se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão.

do Uol Esportes
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: