slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Em retorno de Borges, Grêmio recebe o Avaí para apagar eliminação no Estadual

Grêmio e Avaí se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio Olímpico, pela Copa do Brasil. Os comandados de Silas contam com o importante retorno de Borges no comando de ataque. Depois da eliminação no segundo turno do Estadual, o grupo de jogadores quer apagar a imagem que ficou na derrota para o Pelotas, em casa. Do outro lado, o Avaí quer confirmar que 2009 não foi uma exceção. Para isso, a meta é ir longe na primeira competição nacional de 2010. Péricles Chamusca, campeão do torneio pelo Santo André em 2004, é um dos trunfos dos catarinenses, que também contam com Sávio, ex-jogador do Flamengo, Real Madri e seleção brasileira.

O caminho gremista foi consideravelmente mais fácil até agora. Araguaia e Votoraty foram os adversários eliminados, ambos sem expressão no futebol nacional. Já o Avaí, eliminou o Ypiranga de Erechim e o Coritiba, oponentes mais fortes que os do rival.

Silas Pereira teve um problema de última hora. No treinamento de segunda-feira, Maylson relatou dores na coxa direita. Posteriormente, o departamento médico confirmou uma lesão muscular e o atleta para por até 3 semanas. Assim, Leandro estará em campo para substituir o meio campista. O ex-jogador do São Paulo esteve afastado algum tempo, também por lesão, mas já havia voltado, entrando na segunda etapa do confronto com o Pelotas, pelo Estadual.

No ataque está a principal atração gremista para o confronto: Borges. Depois de mais de 1 mês afastado, o atacante reassume a condição de titular. Assim, a dupla formada por Jonas e Borges, responsáveis por 23 dos 50 gols do Grêmio na temporada, volta a atuar.

Silas Pereira, hoje técnico do Grêmio, ganhou projeção nacional ao treinar o Avaí. Nesta quarta-feira, pela primeira vez, o comandante do time tricolor irá enfrentar seu ex-clube. "Eu estou aqui desde dezembro, já é bastante tempo. Aqui no Grêmio, tudo o que se vive, se vive com uma intensidade muito grande. Lógico que eu converso com as pessoas de lá, mas eu já aprendi a gostar do Grêmio, do ambiente do Grêmio, das pessoas que trabalham comigo aqui. Então, meu sentimento pelo Grêmio já é maior do que o sentimento que tenho pelo Avaí", disse o treinador.

Além dele, Ferdinando e William também atuaram no time da Ressacada, em 2009. O centro avante está lesionado, mas o volante é titular do Grêmio. "O Ferdinando falou de um zagueiro que é muito bom na bola aérea. O Sávio ele não conhece, mas todos nós sabemos da qualidade dele. Não serão 1 ou 2, mas sim o grupo todo que vai decidir o jogo", explicou Willian Magrão.

O confronto é importantíssimo para o time tricolor. O reencontro com o torcedor após a eliminação no Estadual, um teste mais forte para o time de Silas e a possibilidade de encaminhar uma classificação para as quartas de final da principal competição do primeiro semestre, são alguns dos ingredientes deste jogo. Pesa contra o Grêmio, o fato deste ser somente o segundo confronto contra um time de Série A do Brasileiro em 2010. No primeiro, o Grêmio perdeu, para o Internacional, por 1 a 0, em Erechim.

Há divergências entre atletas, direção e treinador sobre a maneira de se encarar esta partida. Enquanto a direção acredita que se deva encaminhar a classificação, Silas disse, em entrevista coletiva, que a partida decide pouco e somente em Santa Catarina o confronto terá um cunho mais definitivo. Os jogadores esperam uma postura cautelosa, a fim de evitar sofrer gols em casa, uma vez que o saldo qualificado é uma peculiaridade da Copa do Brasil, enquanto isso, o treinador quer o time atacando desde os primeiros minutos. "O Grêmio vai atacar, ser agressivo como tem procurado ser. A gente só está trabalhando exatamente a questão em que, antes do jogo contra o Pelotas, eramos quase perfeitos: a paciência. Nem o Internacional, talvez, venha aqui e tente o ataque, é provável que venha se defendendo. Portanto, temos que ter calma para vencer o bloqueio adversário", disse Silas Pereira.

O Avaí está classificado para a final do Campeonato Catarinense. Depois de eliminar o Brusque, o time de Péricles Chamusca terá pela frente o Figueirense, na decisão. Sem o zagueiro Émerson, com uma fratura na mão e Rudinei, ex-volante do Grêmio, com uma lesão na coxa esquerda, o esquema pode ser alterado do 4-4-2 para o 4-5-1. Os problemas dos catarinenses não param por aí. O lateral-direito Medina e o atacante Leonardo estão em tratamento intensivo e também não devem jogar.

A boa notícia é que Caio, que cumpriu suspensão no Estadual, volta ao time. Émerson Nunes deve atuar na zaga e Robinho na armação. Vandinho é a principal esperança de gols do Avaí e Sávio, o expoente técnico da equipe. Inclusive, o Grêmio prepara uma marcação especial para cima do ex-jogador do Flamengo, que constitui a principal preocupação dos gaúchos.

"Eles vem de uma derrota que custou a invencibilidade em casa, estão fora da final do turno e atravessando uma fase de pressão. Por conta disso, essa partida contra a gente vai ser encarado por eles como o jogo da recuperação, então eles vão dar um pouquinho mais de gás na motivação. Por outro lado, a medida que eles forem encontrando dificuldades com a nossa equipe vai gerar instabilidade e até uma pressão do torcedor. Mas será um duelo muito difícil por todo esse contexto", referiu Péricles Chamusca. O pensamento do técnico rival é o mesmo de Willian Magrão, que acredita em vaias, caso o Grêmio não renda o esperado.

O jogo de volta entre Grêmio e Avaí está marcado para a próxima quarta-feira, dia 21, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Nas quartas de final, o vencedor deste confronto irá enfrentar quem passar entre Portuguesa e Fluminense.

GRÊMIO X AVAÍ

Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21H50 (horário de Brasília)
Transmissão na TV: RBSTV
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Marcus Vinícius Gomes (ambos mineiros)

GRÊMIO
Victor; Edílson, Mario Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando,Willian Magrão, Leandro e Douglas; Jonas e Borges.
Técnico: Silas Pereira

AVAÍ
Zé Carlos; Patric, Rafael, Emerson Nunes e Uendel; Marcinho Guerreiro, Caio, Batista, Robinho e Sávio; Vandinho.
Técnico: Péricles Chamusca

do Uol Esportes.


Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: