slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Voos comerciais entre Brasil e Chile são retomados

Passados três dias do terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu o Chile, o país vai aos poucos retomando a realizações dos voo nacionais e internacionais. Nesta terça-feira (2), o primeiro voo desde a tragédia partiu de Santiago às 9h55 com destino a cidade de Puerto Montt (no sul do país). A retomada também inclui voos entre Brasil e Chile.

A TAM informou que retomará os voos com destino ao Chile. Ainda nesta terça-feira, um voo da companhia sairá de Santiago às 21h com destino a São Paulo. Na quarta-feira, serão mais três voos entre os dois países e, na quinta-feira, mais um (veja quadro ao lado).

A assessoria de imprensa de Gol Linhas Aéreas, a outra companhia brasileira que realiza o trajeto Brasil-Chile, informou na noite desta terça-feira que o primeiro voo depois do terremoto com destino a Santiago sai às 21h de hoje do aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo). Cerca de 30 passageiros devem chegar à capital chilena por volta das 1h. Por volta das 5h de quarta, um avião deixa Santiago com destino a São Paulo, com cem brasileiros a bordo. A aeronave deve pousar entre 8h e 9h em Guarulhos.

Por meio de uma nota publicada em sua página na internet, a companhia chilena Lan informa que também retomará os voos entre os dois países. A companhia pede, entretanto, que os passageiros entrem em contato para confirmar que seus nomes estão entre os que viajarão. O número de telefone no Brasil é: 0800 761 0056. Quem estiver no Chile deve ligar para: 600 526 2000.

Segundo a Direção Geral Aeronáutica Civil do Chile (DGAC), a retomada dos voos será paulatina e dividia em duas fases. Na primeira, que vai do dia 3 a 5 de março, os voos nacionais serão realizados das 8h às 20h e os internacionais, das 20h às 8h.

Inicialmente, estava previsto que, durante a primeira fase, todos os voos internacionais com destino a Santiago deveriam fazer um escala em outro aeroporto para que os passageiros passassem pelo controle de imigração e alfândega. Isso porque parte do aeroporto da capital (o aeroporto Arturo Merino Benítez) tinha sido afetado pelo tremor.

Entretanto, a DGCA preferiu improvisar algumas tendas no aeroporto de Santiago para que todos os voos possam ir diretamente para a capital.

Na segunda fase, que se iniciará no dia 5 de março, não haverá mais restrições de horários para os voos nacionais e internacionais.

Segundo a assessoria de imprensa da DGCA, cabe às companhias aéreas determinar quais voos serão retomados primeiros.

De acordo como órgão, a infraestrutura dos aeroportos chilenos foi pouco afetada pelo sismo. As pistas de pouso e torres de controles encontram-se em bom estado. Os principais problemas estão nos cortes de energia e nas linhas telefônicas.
Veja a relação de voos da LAN*
3 de Março

Voo LA782
Santiago-São Paulo
Saída: 1h15. Chegada: 4h50

Voo LA783
São Paulo-Santiago
Saída: 5h5o. Chegada: 10h

Voo LA784
Santiago-São Paulo-Rio de Janeiro
Saída: 3h. Chegada: 6h50 (SP) e 8h45 (RJ)

Voo LA785
Rio de Janeiro-São Paulo-Santiago
Saída: 9h45 (RJ) e 11h (SP). Chegada: 16h

Voo LA780
Santiago-São Paulo
Saída: 7h. Chegada: 10h50

Voo LA751
São Paulo-Santiago
Saída: 16h25. Chegada 20h40

* *A Lan pede para que os passageiros liguem para confirmar que seus nomes estão entres os que viajarão. Telefones no Brasil: 0800 761 0056 e no Chile: 600 526 2000. Clique aqui para ver a relação completa de voos.

Do portal Terremoto no Chile, junto ao Uol.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: