slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Pesquisa feita no RS aponta Tarso na frente

O tucano José Serra e o petista Tarso Genro são apontados como os preferidos dos gaúchos para ocupar, respectivamente, o Palácio do Planalto e o Palácio Piratini. A constatação é de uma pesquisa realizada em 25 cidades do Estado pelo Instituto Methodus. Os gráficos foram divulgados ontem pelo PSB, que encomendou o levantamento.

As entrevistas foram realizadas nos dias 18 e 19 deste mês, junto a mil eleitores gaúchos. Santa Cruz do Sul é a quinta cidade onde mais pessoas foram ouvidas – ao todo, 60. À frente, em quantidade de entrevistados, estão Porto Alegre (230), Passo Fundo (80), Caxias do Sul (75) e Pelotas (70). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No questionário espontâneo para a presidência, Serra aparece com 12,7%, seguido por Dilma Rousseff (PT), com 10,1%. Dentre os entrevistados, 9,7% disseram que votariam em Lula, que não pode concorrer à segunda reeleição. Já na pesquisa estimulada – onde são apresentadas as opções –, Serra tem 41,6% dos votos, contra 25,6% de Dilma. A ex-ministra aparece com a maior rejeição: 30,8%, contra 20,2% de Serra.

Já na corrida para o Piratini, José Fogaça (PMDB) tem 7,3% na espontânea, seguido por Tarso (6,2%) e pela tucana Yeda Crusius (4%). No entanto, na estimulada o petista toma a dianteira, com 37,6%, totalizando 6,7% além de Fogaça. Depois vem Yeda, com 9,7%, e Beto Albuquerque (PSB), com 8,5%. A atual governadora tem a maior rejeição, que chega a 55%.

Os entrevistados também puderam citar seus dois prediletos entre oito opções de candidatos ao Senado. Somadas as duas indicações de cada eleitor, as primeiras colocações ficaram com Germano Rigotto (PMDB), Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP). Na lista de escolha apresentada pelos pesquisadores não constou o nome do ex-prefeito de Santa Cruz, José Alberto Wenzel, pré-candidato a senador. A alternativa tucana da estimulada foi Mauro Sparta, que ficou com 6,9% das intenções de voto.

ENCONTROS

Os números da pesquisa foram apresentados durante reunião-almoço realizada pelo PSB ontem no Restaurante Tirol, em Porto Alegre. Na ocasião, o pré-candidato da sigla ao governo do Estado, deputado federal Beto Albuquerque, destacou estar com baixo índice de rejeição e, nas intenções de voto, praticamente empatado com a governadora Yeda. Estiveram presentes no encontro integrantes da Associação dos prefeitos e vice-prefeitos do PP, partido bastante assediado pelo PSB. Já durante a tarde, a mesma associação esteve reunida com Yeda, cujo governo é integrado pelos progressistas.

Pesquisa registrada no TSE sob número 6211/2010 e no TRE/RS sob número 4735/2010

do Instituto Methodus
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: