slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Mais um pouco sobre o curso de História

Formação:

Nosso projeto pedagógico tem como pressuposto básico que os fundamentos teóricos e metodológicos específicos do historiador, devem ser de amplo domínio do Licenciado em História. Não aceitamos a dicotomia historiador e professor de Histórica, pois se ensino e pesquisa devem estar integrados, não deve haver um distanciamento absoluto entre bacharel e licenciado. Partimos do pressuposto de que a peculiaridade da formação do professor de história é formar um professor-historiador.

Espera-se que o formando apresente criatividade para se apropriar de seus aprendizados ao longo do curso e para conseguir traduzi-los aos seus futuros alunos, sendo positiva a utilização de recursos audiovisuais e outros recursos tecnológicos e artísticos disponíveis.

O licenciado formado no curso de História da UFPel deverá saber trabalhar em equipe, na medida em que esse qualitativo se constitui em uma cultura predominante do trabalho no mundo contemporâneo, com grande influência sobre os procedimentos de organização cooperativa do serviço no setor público e privado, em que o professor-historiador poderá atuar.

O humanismo deve ser a coluna vertebral da sua orientação profissional, de modo que o formando deve desenvolver a sensibilidade para a compreensão das distintas realidades sociais em que deverá atuar como professor.

Paralelamente, o seu humanismo exigirá do licenciado sempre o compromisso com a liberdade intelectual e científica, entendendo que o conhecimento histórico não pode ser escravizado por convicções obscurantistas ou verdades pré-fixadas.

Espera-se que o formando idealize sua atuação como professor de História como um incentivador da consciência social e comprometido com a valorização da preservação da memória e patrimônio cultural coletivos.

Tempo de duração do curso: 5 anos (10 semestres)

Carga horária do curso: 2975 horas, com a seguinte distribuição: 1890 horas de componentes curriculares, 480 horas de prática, 405 horas de estágio supervisionado e 200 horas de atividades complementares.

do site da UFPel.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: