slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Fies diminui taxa de juros para 3,4% ao ano; todos os contratos serão beneficiados

A taxa de juros do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) diminuiu de 3,5% para 3,4% ao ano. A resolução, publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União, vale tanto para novas contratações, quanto para o saldo devedor dos contratos já firmados.

O motivo principal da redução, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, é dar um incentivo adicional ao ensino superior e compatibilizar as taxas do Fies com o novo padrão de taxas de juros do país.

Veja como as taxas de juros do Fies mudaram ao longo do tempo:

# Para quem assinou contrato antes de 1/7/2006: taxa de 9% ao ano;
# Para quem assinou contrato depois de 1/7/2006 e antes de 26/8/2009: taxas 6,5% ao ano e 3,5% (para os cursos de licenciatura);
# Para quem assinou contrato depois de 26/8/2009 e antes da resolução de hoje: a taxa era 3,5% ao ano.

A medida, segundo a assessoria do Ministério da Fazenda, não se caracteriza numa despesa - haverá, no entanto, uma entrada menor de receitas para o fundo.

Mudanças

Em janeiro, o programa já havia anunciado mudanças em relação ao prazo de quitação e à inscrição; além do anúncio da redução de juros, de 6,5% para 3,5% ao ano.

O prazo para quitação da dívida, que antes era de duas vezes o período do curso, passou a ser de três. Já o processo de seleção para o Fies, que antes era feito no início de cada semestre, passou a ser feito a qualquer momento do ano, em agências da Caixa Econômica ou do Banco Brasil.

do Uol Educação.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: