slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Lula: Brasil investe em Cuba por acreditar em fim do embargo

Laryssa Borges
Direto de Havana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que os investimentos que o Brasil faz na ilha de Cuba são feitos na expectativa de que o embargo econômico, imposto pelos Estados Unidos em 1962, seja suspenso no curto prazo. Ferrenho crítico das sanções impostas pela Casa Branca após a chegada de Fidel Castro ao poder, Lula observou que, nos tempos de hoje, não existe argumento para a sanção persistir.

"Trabalhamos com a perspectiva de que o bloqueio à Cuba não faz mais nenhum sentido e que em algum momento ele pode cair. Portanto, Cuba terá uma capacidade extraordinária de transitar no comércio internacional. Por isso que o Brasil está entusiasmado em fazer o financiamento para que empresas brasileiras possam trabalhar aqui e ajudar no desenvolvimento do País", disse.

Nesta tarde, a 50 km de Havana, Lula visitou, ao lado do presidente Raúl Castro, as obras de ampliação do porto de Mariel, cujo projeto, orçado em US$ 800 milhões, deverá agilizar o transporte de matéria-prima de indústrias brasileiras que atuam na região.

"Isso faz parte de uma política de incentivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do governo brasileiro de fazer com que as empresas brasileiras possam competir de forma mais arrojada no mercado latino-americano, seja na venda de serviços, seja na venda de produtos. Aqui em Cuba temos mais de 30 empresas trabalhando todas as possibilidades possíveis", afirmou o presidente.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) estima que US$ 1 bilhão sejam gerados em contratos de longo prazo em acordos entre empresas brasileiras e Cuba.

Redação Terra.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: