slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Prejuízos das chuvas podem chegar a R$ 2,5 bilhões, segundo Farsul

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, afirmou hoje que a safra 2009/2010 deve sofrer queda "significativa" por causa das chuvas do último mês. Em entrevista coletiva realizada no final da manhã, na sede da entidade, em Porto Alegre, para divulgar o balanço da agricultura no último ano, Sperotto disse que os temporais podem provocar perdas de até R$ 2,5 bilhões nas lavouras gaúchas.

De acordo com os dados da Farsul, a safra de grãos deve cair cerca de 18% na próxima colheita. As chuvas estão dificultando o plantio, afirmou Sperotto, e o total de grãos colhidos no Estado deverá cair de 22,6 milhões de toneladas para 18,5 milhões de toneladas.

— 2010 será um ano difícil — disse Sperotto.

No início do ano, a estiagem prejudicou culturas de inverno. A colheita do trigo foi atrasada e há projeção de queda de até 30% na produção. O plantio da safra de verão também está atrasado, devido aos temporais no Interior. Os alagamentos levaram pecuaristas a manter animais em locais restritos, o que elevou o custo da produção. O excesso de chuva atrasou ainda o plantio de arroz e de soja.

A entidade aguarda a chegada de técnicos esta semana para fazer um estudo sobre as características da agropecuária no RS e vai apresentar os dados ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que já se comprometeu a vir ao Estado.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, se reúne na tarde de hoje, em Brasília, com o ministro pra tratar de assuntos relacionados ao prejuízo. Machado lidera uma comitiva gaúcha de representantes do setor agropecuário. Uma das principais questões é a solicitação de recursos para viabilizar o replantio.

do ClicRBS.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: