slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Definidos os cabeças-de-chave da Copa de 2010



A Fifa divulgou nesta quarta, na Cidade do Cabo, na África do Sul, os cabeças-de-chave da Copa de 2010. As equipes são: Holanda, África do Sul, Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina e Inglaterra.

A novidade é a presença da Holanda entre os cabeças-de-chave. A equipe e a Espanha estão na lista por conta da colocação no Ranking da Fifa de outubro. Com isso, a França vai para o pote quatro e pode ser adversária do Brasil na primeira fase.

No pote dois estão os países da Concacaf e da Ásia: Austrália, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Honduras, México, Estados Unidos e Nova Zelândia. O pote três tem o continente africano e a América do Sul: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile, Paraguai e Uruguai. Já no pote quatro, estão: Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça.

O sorteio dos grupos será nesta sexta, dia 4, às 15h (horário de Brasília).


Pior cenário pode ter 'grupo da morte' com Brasil, França, México e Camarões

As bolinhas do sorteio da Copa do Mundo no evento na próxima sexta-feira (às 15h, horário de Brasília) começarão a definir a sorte do Brasil na competição do ano que vem. A partir da divisão dos potes em quatro níveis divulgada nesta quarta, é possível projetar um começo de caminho mais ameno ou então dificuldades da primeira fase para a seleção dirigida por Dunga.

Nesta quarta, a Fifa e o Comitê Organizador divulgaram na Cidade do Cabo que, com base no ranking de seleções de outubro deste ano, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra e Holanda serão cabeças de chave de seus grupos. A África do Sul já havia sido definida em tal posição por ser o país-sede. França e Uruguai, campeões mundiais, serão forças inferiores no sorteio.

França e Portugal estão no mesmo pote e, desde já, despontam como favoritas a compor os tradicionais "grupos da morte", em jargão para definir as chaves teoricamente mais fortes do torneio.

Assim, livre de enfrentar o Uruguai – seleção de seu continente – na primeira fase, o time de Dunga corre o risco de encarar os franceses, que atualmente aparecem na 7ª colocação no ranking da Fifa.

Ainda existe a chance de a seleção brasileira pegar outro forte candidato: Portugal (5º colocado), de Deco, Liedson e companhia. Para completar o cenário complicado, a chave do Brasil poderia ter presença de Camarões (11º no ranking) e Estados Unidos (14º no ranking), que possivelmente seriam adversários duros na luta para chegar às oitavas de final do Mundial.

Em caso de melhor sorte na sexta-feira, o Brasil poderia ter uma chave mais tranquila. Levando-se em conta o ranking atual, Coreia do Norte (84ª), Eslováquia (34ª) e Gana (37ª) seriam as melhores opções do Brasil para ter um início de Mundial, na teoria, mais tranquilo.

O regulamento da Fifa estabelece que o sorteio terá a África do Sul como A1 [cabeça de chave do grupo A]. Os outros cabeças serão sorteados entre os grupos B e H, mas sempre na posição 1. A definição das chaves terá uma restrição. Nenhuma delas poderá ter mais de uma seleção do mesmo continente, exceção feita à Europa. Neste caso, no máximo dois times do Velho Continente podem aparecer no mesmo grupo.

A comissão técnica do Brasil chegará nesta quinta-feira à Cidade do Cabo. Dunga, Jorginho e Américo Faria acompanharão o evento e ficarão na torcida para trazer sorte à seleção brasileira e ter três surpresas agradáveis na sexta-feira.

Nas últimas edições do Mundial, o Brasil encabeçou grupos com seleções teoricamente mais fracas, não tão bem colocadas nos rankings vigentes da Fifa.

*O Brasil era o 1º colocado do ranking de outubro, tomado como base para a divisão de status no sorteio da Copa do Mundo. No entanto, o time de Dunga caiu para a 2ª posição na relação de novembro, perdendo a liderança para a campeã europeia Espanha.


BRASIL COM "AZAR" NO SORTEIO
Brasil - 2º no ranking
França - 7ª no ranking
Camarões - 11º no ranking
México - 15º no ranking

BRASIL COM "SORTE" NO SORTEIO
Brasil - 2º no ranking
Eslováquia - 34ª no ranking
Gana - 37ª no ranking
Coreia do Norte - 84ª no ranking

do ClicEsportes e do Uol Esportes.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: