slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

O Grêmio de 2009 e o Grêmio de 2010 por Ítalo Dorneles

A saída de Autuori no comando do Grêmio


Muito se falou nesta última semana da saída do técnico Paulo Autuori do comando da equipe do Grêmio. O técnico comandou a equipe gaúcha por menos de um ano, e o resultado dele não foi nenhum pouco positivo. O Grêmio não conseguiu superar o Cruzeiro pela Libertadores, nem tampouco a classificação para a Libertadores de 2010, apresentando uma temporada muito irregular, com ótimos jogos em casa e uma postura "ridicula" fora de casa, tendo vencido apenas a equipe do Náutico, nos Aflitos, em todo o campeonato brasileiro.

O time do Grêmio não é ruim como falam por aí, tem um ótimo goleiro (Victor), e um bom reserva (M. Grohe), na lateral direita, Mario Fernandes fez um campeonato bem interessante, porém realmente faltou um lateral direito de ofício. Na zaga, o time do Grêmio tem uma das melhores do brasileirão, com Leo, Rever e Rafael Marques, ainda com Mario Fernandes e Saimon como jovens promessas. Já na lateral esquerda, o Grêmio iniciou com Jadilson e Fabio Santos, o primeiro não mostrou a que veio, e acabou sendo liberado, já o F. Santos tem apresentado um bom futebol nas últimas partidas, e está mostrando que o que faltava era a confiança do técnico, para suprir a saída do Jadilson, o Grêmio buscou por empréstimo junto ao Hertha Berlim da Alemanha, o já conhecido Lucio, que não apresentou o mesmo futebol que apresentava com Carlos Eduardo na Libertadores de 2007.

No meio campo defensivo, o Grêmio apresenta um número elevado de jogadores, mas Autuori não conseguiu encaixar uma dupla de volantes (Tulio, Adilson, F. Rockembach, Makelele, Julio Cesar, e mais algum que eu devo ter esquecido), fizeram parte do elenco de Autuori, sendo que o Grêmio ainda tem o W. Magrão que está retornando de lesão. Para armação das jogadas, o time era extramamente depende do futebol do Souza e do Tcheco, quando um dos dois não jogava, ou não apresentava um bom futebol na partida, o Grêmio se tornava repetitivo nas jogadas, e não criava praticamente, nada.

No ataque, assim como nos volantes, várias opções e poucas soluções, Herrera, Maxi Lopez, Jonas, Roberson, Douglas Costa, Perea, Ricardo, e nenhuma dupla jogou o suficiente para convencer o técnico Paulo Autuori. Foi um ano atípico para o Grêmio, que não apresentava um padrão de jogo, uma variação nas jogadas e um time que podesse ser considerado titular, diferente do que acontecia nos tempos de Celso Roth e Marcelo Rospite (que para mim deve ser efetivado no cargo, tem competência, conhece o elenco e o clube).

Para finalisar o que para mim foi o ano do Grêmio, na era Autuori, vou deixar quem para mim, deve sair, e deve ser mantido no elenco para 2010, e vamos buscar o Penta da Copa do Brasil e a reconquista do Gauchão.

Para o gol, manter os dois goleiros (VICTOR e MARCELO GROHE). Na lateral direita, de preferência trazer dois laterais, caso não sejá possível, trazer um que seja titular absoluto e manter o MARIO FERNANDES para reserva. Na zaga, manter LEO, REVER, RAFAEL MARQUES, e ter dois jovens como opção, WAGNER e MARIO FERNANDES, e vender ou emprestar o WILLIAN THIEGO. Na lateral esquerda manter o LUCIO e o FABIO SANTOS. Para volantes, manter ADILSON, WILLIAN MAGRÃO, FABIO ROCKEMBACH, e trazer um "carniceiro" (como Dinho e Sandro Goiano), e pode vender o Tulio. Na armação das jogadas, manter o TCHECO, SOUZA, DOUGLAS COSTA e RENATO CAJÁ, e trazer mais um meia experiente e de qualidade (como é o caso do Hugo, já especulado). Finalizando, no ataque, manter o JONAS, HERRERA e o MAXI LOPEZ, e trazer um matador e um atacante rápido (BORGES e LEANDRO, especulados pela imprensa) seriam ótimas contratações. Podendo assim, vender PEREA e o RICARDO, contratado junto ao Londrina, mais que não chegou a mostrar um futebol condisente com a grandeza do Grêmio.

Por fim, o técnico, meu palpite é sempre por manter a prata da casa, MARCELO ROSPIDE, olha o que o Flamengo fez mantendo o Andrade, e hoje é um dos favoritos ao título do campeonato brasileiro juntamente com o São Paulo. Caso a direção do Grêmio queira alguém mais experiente, e que tenha a cara do clube, eu acredito muito em três nomes: Renato Gaúcho, Dorival Jr (hoje no Vasco) e Cuca (hoje no Fluminense).

Ítalo Dorneles - Canguçu/RS
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: