slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Tarso defende presença permanente da polícia no Rio para garantir segurança da Olimpíada

O ministro Tarso Genro (Justiça) defendeu nesta quarta-feira a ocupação de 50 territórios do Rio com a presença permanente de policiais comunitários e a implementação de programas sociais para garantir a segurança das Olimpíadas de 2016. O ministro afirmou que o ideal seria a instalação das chamadas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) para combater o crime organizado.

"Colocamos as Olimpíadas como meta para deixar um legado. Para isso, a avaliação é de que precisaríamos ter 50 territórios destacados dos cem que apresentam dificuldades, com esta política de pacificação. Aí, quando terminarem as Olimpíadas, legaremos ao Rio de Janeiro uma situação completamente diferente e será um legado de todos nós", disse.

Desde o último dia 17, ao menos 42 pessoas morreram em decorrência de confrontos entre traficantes de drogas e a polícia. Os tiroteios começaram quando traficantes aliados aos criminosos do morro São João --controlado pelo Comando Vermelho-- invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos), em disputa pelos pontos de venda de drogas.

Segundo Tarso, o país não deve repetir o plano adotado para os Jogos Pan-Americanos do Rio, quando houve a atuação momentânea da Força Nacional.

"Se ocupa e, depois das Olimpíadas, sai, aconteceria o que aconteceu com o PAN, que a ocupação da Força Nacional de Segurança garantiu os jogos, mas depois, quando desocupou, voltou tudo como estava", disse.

Atualmente, são beneficiadas pelo sistemas as favelas da zona sul Dona Marta, em Botafogo e Babilônia, no Leme, e outras duas na zona oeste, Batam, em Realengo, e Cidade de Deus, em Jacarepaguá são beneficiadas pelo projeto.

O governo do Rio tem prometido ampliar as UPPs chegando a dez unidades no segundo semestre de 2010. Também está sendo negociado o aumento do efetivo da Polícia Militar, que deve contar com 62 mil homens até 2016. A corporação tem cerca de 38 mil.

da Folha Online.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: