slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Nova data do Enem coincide com vestibulares; veja as mudanças

As novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão coincidir com os calendários de vestibular de pelo menos quatro instituições públicas de ensino superior: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A mudança fez com que algumas universidades retirassem a participação da nota do Enem em seus processos seletivos, outras optaram por alterar da data de seus vestibulares e manter a utilização do exame na composição da nota final.

A UFJF informou que o adiamento ou não da primeira fase do Vestibular caberá à decisão do Conselho de Graduação da instituição. "A reunião do Congrad será marcada com a máxima urgência em caráter extraordinário, mas ainda não possui data definida", diz o comunicado.

A UFSC realiza nesta quarta-feira reunião para apresentar a proposta de transferir o vestibular dos dias 6, 7 e 8 de dezembro para os dias 18, 19 e 20 do mesmo mês.

Confira as instituições que já decidiram por mudanças:

Descartaram o uso da nota do Enem

- Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mudaram as datas de provas

- Universidade de Brasília (UnB) - As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) foram alteradas de 5 e 6 de dezembro para 12 e 13 de dezembro.
- Universidade Federal do Ceará (UFC) - Segunda fase mudou do dia 6 e 7 de dezembro para 13 e 14 de dezembro
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)- Adiou para 13 de dezembro a segunda etapa do vestibular, que cairia dia 06.

Cancelamento Enem

O Ministério da Educação cancelou na madrugada da última quinta-feira (30) a realização do Enem, que seria aplicado no último final de semana, 3 e 4 de outubro, para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova. As provas seriam aplicadas em 113.857 salas de 10.385 escolas do País.

As suspeitas de fraude ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação. Nas provas do exame de ensino médio havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Informações do Portal Terra.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: