slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Mais de 53 mil alunos mudaram locais de prova do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta segunda-feira que 53.542 estudantes solicitaram alterações de municípios para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 nos oitos dias - 7 a 14 de outubro - em que o sistema de acompanhamento de inscrições ficou aberto à essas solicitações. O número corresponde a 1,3% do universo total dos inscritos, 4.147.527.

O Inep informou que todas as solicitações de mudanças foram realizadas conforme as solicitações dos candidatos que puderam, além de redefinir a cidade, complementar seus dados cadastrais. Um comprovante de inscrição com o novo local de provas será enviado no endereço apresentado na inscrição e em forma de torpedos via celular.

Como será a prova e tempo de duração

O Enem 2009 será aplicado nos dia 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo, e será composto por quatro provas, dento de quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

No sábado, o Enem será aplicado das 13h às 17h30, com 4h30 de duração. Será aplicada a Prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No domingo, o Enem será aplicado das 13h00 às 18h30, com 5h30 de duração. Neste dia será aplicada a Prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 itens de múltipla escolha, distribuídos em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Abertura e fechamento dos portões

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h00 e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão iniciadas às 13h00, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças para não perder a prova. Todas as informações de horário referem-se ao fuso da Capital Federal.

O que levar nos dois dias da prova

Nos dois dias de prova o participante deverá apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Não será admitida, durante a realização da prova, qualquer espécie de consulta ou comunicação, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

Por critérios de segurança, também faz parte das orientações que o participante evite o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas.

Quem pode sair com os cadernos de prova

Depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

O participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

Gabaritos

Os gabaritos, provas dos dois dias do Enem 2009 e regra para que o participante identificar o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na página do Inep depois do término do exame em todo o território nacional.

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.enem.inep.gov.br.

Com informações do Inep.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: