slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Jogos Olímpicos de 2016 será no Rio de Janeiro, é do BRASILILIL !!!


O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países.

A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.

O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.

Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.

Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas. Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.


Para ingleses, Lula superou Obama em discurso

A disputa para sediar a Olimpíada de 2016 não se dá apenas entre as cidades candidatas. Nesta sexta-feira, os chefes de governo e estado dos países envolvidos travaram uma batalha particular de discursos e retórica. Para o jornal inglês The Times, o Rio de Janeiro levou vantagem nesse quesito por meio do presidente Lula, que, para a publicação, teve um discurso melhor do que o presidente americano Barack Obama.

Obama foi o primeiro a discursar, por Chicago. O mandatário, primeiro negro a assumir o cargo no governo americano, ressaltou a diversidade de raças existente nos EUA, e também garantiu a segurança financeira para que todos saíssem ganhando na Olimpíada. Em um discurso mais frio do que o normal, Obama falou sobre sua origem negra e sua paixão por Chicago. A fala durou aproximadamente oito minutos.

Mesmo sendo considerado o homem com melhor discurso na política contemporânea, segundo o Times, Obama seria superado por Lula na sequência. O presidente do Brasil conseguiu um discurso mais "apelativo", expondo com firmeza as vantagens do País e ressaltando, mais de uma vez, que o Rio merecia a chance de sediar pela primeira vez uma Olimpíada na América do Sul.

Além disso, Lula não se ateve apenas ao Brasil e falou da união do continente em prol dos Jogos. Em seu discurso, o presidente afirmou que a Olimpíada seria inspiração para uma população inteira de jovens sul-americanos.

Outra questão abordada foi o fato de o Brasil ser a única das dez nações mais poderosas a nunca ter recebido os Jogos. O fator emocional foi pouco explorado por Obama, que viu sua Chicago eliminada logo na primeira rodada de votação.

Informações da Redação Terra.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: