slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Defesa Civil confirma mais duas mortes por causa das chuvas em SC; total sobe para seis em todo o Sul

A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (1º), mais duas mortes em razão das chuvas dos últimos dias no Estado, totalizando três óbitos. Em Mafra, Geraldo Pansil, de 52 anos, realizava manutenção na tubulação de água de sua residência, próximo a um córrego, quando, segundo o Corpo de Bombeiros, ele foi arrastado e morreu afogado, na localidade de Augusto Vitória.

O acidente foi na manhã da última quarta-feira (30), ocasião em que o nível do córrego estava alto devido à chuva na região. O corpo de Geraldo foi encontrado nesta quinta por familiares e os bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 10 horas da manhã.

Em Blumenau, Madalena Dirksen, de 56 anos, cuidava da criação de animais que possui em um rancho, na localidade rural de Texto do Salto, quando a estrutura caiu e foi arrastada para o açude. O IML (Instituto Médico Legal) esteve no local, mas ainda não confirmou a causa da morte, se por afogamento ou choque elétrico, já que havia fiação elétrica no local.

Anteontem, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a morte de um homem de 30 anos. Clóvis Roberto Belin, 30, atravessava uma ponte alagada com seu carro e foi arrastado pela correnteza nessa segunda-feira (28), em Campo Belo do Sul. Bombeiros de Lages foram acionados, mas localizaram Belin já sem vida.

No Complexo do Baú, em Ilhota, segundo o coordenador Paulo Drum, famílias começam a ser retiradas devido às chuvas. No Alto e Braço do Baú, as pontes baixas já foram arrastadas pela correnteza dos rios. No Morro Azul, no Braço do Baú, 12 famílias serão retiradas devido à área de risco. No Alto Baú, uma família deverá ser retirada para evitar isolamento. Equipes de geólogos, enviados pelo governo do Estado, estiveram na região para análise do solo e fizeram as recomendações.

Em Itaiópolis, a Defesa Civil Estadual confirmou que há cerca de 35 famílias indígenas isoladas na comunidade do Toldo. Segundo informações da Defesa Civil Municipal, o número de famílias pode ser maior, pois há uma comunidade de agricultores também na região. A localidade está isolada por causa das chuvas que inundaram a estrada de acesso à região.

Corpo de desaparecido é encontrado

Também nesta quinta-feira, os bombeiros do município de Canela (RS) localizaram o corpo de Lindomar Ferreira, 48, um dos dois homens que desapareceram no último domingo (27) após serem arrastados pela correnteza na barragem do Salto (RS), segundo informações do Corpo de Bombeiros de Canela.

Eles sumiram depois que se refugiaram sobre a cabine do caminhão em que trafegavam no limite entre as cidades de Canela e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Cerca de 15 bombeiros continuam as buscas por Paulo Ferreira, 49, amigo de Lindomar.

Com a confirmação dessa morte, sobe para seis os óbitos na região Sul por conta das chuvas dos últimos dias. Na terça-feira (29) de madrugada, um homem de 44 anos morreu depois de se recusar a deixar uma área de risco em Taquara, no Rio Grande do Sul. No domingo, na serra gaúcha, um homem morreu dentro de seu carro quando o mesmo foi arrastado pelas águas num acesso secundário à cascata do Caracol, em Canela.

Santa Catarina é o Estado mais atingido

Dos três Estados da região Sul, Santa Catarina é o mais atingido pelas tempestades de granizo, chuvas e vendavais desta semana. Desde o final de semana, o número de afetados e as cidades em situação de emergência não param de aumentar no Estado.

Mais de 11 mil pessoas tiveram que sair de casa em Santa Catarina nos últimos dias - 9024 desalojados (acolhidos em casas de amigos e parentes) e 2359 desabrigados (conduzidos a abrigos públicos) em 88 municípios. Aproximadamente 103 mil pessoas sofreram algum tipo de prejuízo no Estado, entre elas 17 que ficaram feridas. O número de cidades em situação de emergência subiu para 55.

A rodovia SC-466, que dá acesso ao Estado do Rio Grande do Sul, próximo ao trevo de acesso a cidade de Ita/SC, no km 71, foi interditada devido ao afundamento com deslizamento e rachaduras da pista. O desvio está sendo efetuado pelo centro da cidade de Ita.

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população que mora em regiões de risco a ficar atenta a possíveis movimentações de rochas, árvores e terra, sobretudo em regiões de encosta. Caso haja alguma anormalidade, o Defesa Civil deve ser contactada no (48) 3244-0600 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O Rio Grande do Sul contabiliza 3.600 desalojados, 1.118 desabrigados e 45.630 afetados pelas chuvas e ventos. Os fenômenos dos últimos dias deixaram 22 municípios em situação de emergência. Ao todo são 48 cidades com esse status, mas as outras 26 cidades foram atingidas por intempéries em outras semanas.

A situação do Paraná é menos grave, se comparada aos outros Estados da região Sul. Os temporais afetaram diretamente 8.670 pessoas em 28 municípios paranaenses. Há no Estado 306 desalojados e 20 desabrigados. Ao menos 935 casas sofreram algum tipo de dano.

Previsão do tempo

Dados do Centro de Informações Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), órgão ligado ao governo do Estado, indicam que, durante esta quinta e na sexta de madrugada, haverá chuva persistente com intensidade moderada. A partir de amanhã de manhã até o domingo, o tempo melhora e as temperaturas sobem.

No domingo à tarde, no entanto, uma nova frente fria chega ao Estado e provoca pancadas de chuva, sobretudo nas proximidades da divisa com o Rio Grande do Sul. A partir de segunda, a previsão é de chuva moderada a forte, com risco de temporais, trovoadas, raios, granizo e ventos de até 70 km/h, principalmente no planalto sul, litoral e oeste do Estado.

No Rio Grande do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo seguirá nublado com pancadas de chuva durante esta quinta. Amanhã, a possibilidade de chuva é maior nas regiões leste e nordeste. No sábado e no domingo não deve chover, mas a partir de segunda aumenta a chance de ocorrer pancadas de chuva intensas no oeste, centro e sul do Estado.

Informações do Portal Uol.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: