slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Definição sobre exploração do pré-sal sai na segunda-feira, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a definição sobre as novas regras de exploração de petróleo na camada de pré-sal (poços profundos abaixo do oceano) será divulgada na segunda-feira.

"Na segunda-feira, vou lançar o novo marco regulatório do pré-sal", afirmou o presidente em discurso no lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo (região metropolitana de São Paulo).

Durante o evento, Lula chegou a afirmar que 71% do dinheiro obtido com a exploração do petróleo na camada pré-sal seria destinado a um fundo voltado para educação, ciência e tecnologia e combate à pobreza, mas depois ele corrigiu a informação. Esse percentual ainda será definido conforme as novas regras.

"Não é que o governo vai ficar com 71% do petróleo pré-sal. O que quis dizer, na verdade, é que, de todo o bloco do pré-sal, 29% já foram leiloados (licitados) e que, portanto, o que vai entrar na nova regulamentação são apenas 71% que não tinham sido leiloados ainda", afirmou o presidente, horas depois, em outro evento, na Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo, com lideranças locais.

"Quando a gente manda uma carta para a imprensa e a gente diz que uma coisa é publicada de forma não verdadeira, muitas vezes a imprensa coloca embaixo 'erramos' e expõe", disse Lula.

"Eu estava vendo aqui na internet do (senador) Aloizio Mercadante (PT-SP), esse bichinho que escraviza o ser humano, de que houve uma má compreensão ou talvez uma má colocação minha sobre a questão do pré-sal. Eu queria dizer o seguinte: se eu falei isso mesmo, não erramos, errei, e vou fazer a correção aqui."

Lula pediu a Mercadante, líder do PT no Senado, com quem teve tensas conversas nas últimas semanas, para publicar a correção no perfil do parlamentar no microblog Twitter.

"Vocês que vão rapidinho ali na internet, naquele tal de Twitter, e colocam as mensagens, por favor, coloquem essa mensagem (de correção) rapidinho. O Aloizio já pode colocar já", pediu Lula. Até as 15h40, o microblog do senador ainda não apresentava a correção.

Na quinta-feira passada, o congressista usou a ferramenta para anunciar sua renúncia à liderança da bancada petista no Senado por conta do apoio do governo à operação para manter José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa. No dia seguinte, após conversa com Lula, Mercadante desistiu de desistir do cargo.

Informações do Uol Notícias.
Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: