slider

Recent

Tecnologia do Blogger.
Navigation

Relato de Pedro Munhoz sobre a visita à Canguçu

Era manhã fria de quinta-feira, 16 de julho, quando desembarquei em Canguçú, para um recital no dia seguinte. Confesso, sentí que alguma coisa boa iria acontecer. Dito e feito!

Canguçú é uma cidade localizada na região Sul do Rio Grande do Sul. É nesta região que desejo descansar quando o derradeiro bater à porta. Canguçú é uma mescla de serra e pampa, de mate quente e sol de final de manhã, de lareira acesa no inverno e prosa buena, de feira-livre, de encontro de amigos e abraço forte em alguma esquina. De histórias de Noel, de Xirú, de Isadora, de Alan e Juliana, de Claudio, de Cléu, de Rodinha, de Clenira, de Silvia e Juarez, de Zé Maria e dona Maria, mãe e avó. De Ìtalo, de Manoel, de Batatão, do Bira Telesca, de CarlosPinheiro e Salazar. De Angela que foi ver Pedro. De Pedro que ama Angela. E de tanta gente que se reuniu prá ouvir histórias e cantares, fruto de minhas andanças. Histórias e canções que não me pertencem. Apenas as reúno para contar e cantar, como deve ser a tarefa de todo o trovador.

Foi uma sexta-feira fria de chuvisqueiro intermitente, naquele dezessete de julho. No pequeno teatro, mais de uma centena de pessoas por duas horas e dez - e olha que costuma ser no máximo uma hora e meia - estiveram atentas ao recital. Eu estava tão a vontade no palco que só faltou o mate. Percorri várias fases da minha vida musical, com canções, para a minha surpresa, muitas delas do conhecimento do público. Da platéia surgiram pedidos e no final cantamos juntos, Canção Da Terra. Um grande encontro para este trovador, que munido de palavras e um violão vai desfiando sua vida, de braço com o tempo e respeito ao semelhante.

Depois, nos reunimos no Restaurante do Alemão, para mais um dedo de prosa, com muitos amigos e amigas. Já no sábado, nos reunimos com o André, para falarmos sôbre Resistência Cultural e o nosso papel nisto tudo. Foi muito bonito.
Quero agradecer imensamente aos amigos Xirú Gonçalves e Alan. Foram as figuras que propiciaram a ida à Canguçú. E através deles foi possivel o apoio cultural do escritório de advocacia do Dr. Gerson Nunes e da Dra. Marta Silveira, do escritório contábil de Erroldisnei Borges bem como da Prefeitura de Canguçú, através de sua Secretaria Municipal de Cultura, Políticas de Dsesnvolvimento e Juventude.

O sol se despedia do sábado quando inciamos o regresso prá casa. Enquanto as chaminés das casas se precaviam do frio, ao mesmo tempo tive a sensação de que ele, o sol, nos dizia: - Até mais ver, amigos!

Gracias, Canguçú! Pedro Munhoz.

Acompanhe as notícias do Pedro em seu blog: http://pedromunhoz-ocantardeumtrovador.blogspot.com/.

Compartilhe
Banner

Ítalo Dorneles

Mudei o meu perfil do blogger. Agora estou utilizando este aqui: https://draft.blogger.com/profile/12182443674733728583

Poste um comentário:

0 comments: